A Segurança das Crianças da Ramada Não Vale Um Balde de Tinta?
Quem se desloca a pé do Jardim da Amoreira para a Escola Básica dos Apréstimos tem de atravessar a Rua Columbano Bordalo Pinheiro. Esta rua não tem uma passadeira que permita um atravessar da rua com maior segurança para os peões. Para além dos alunos da EB dos Apréstimos também alunos da EB Vasco Santana e alunos da ES da Ramada utilizam este percurso sobretudo devido ao corte que foi feito pelas obras da Rotunda do Bem-Haja. Foi solicitado à União das Freguesias de Ramada e Caneças (UFRC) a colocação da passadeira junto ao entroncamento com a Av. 25 de Abril a 10 de Janeiro de 2024. A UFRC encaminhou o pedido à entidade responsável, que é a Câmara Municipal. Nada aconteceu.
A 14 de Março de 2024 foi feito novo pedido, desta feita diretamente à Câmara Municipal tendo-lhe sido atribuído o número de processo edoc/2024 2900 que está entregue na divisão de espaços urbanos. Estamos a começar as aulas e da referida passadeira nem sombras!
A partir de segunda feira dezenas de crianças e jovens farão aquele percurso atravessando sem passadeira uma artéria cujo movimento aumentou muito em função dos desvios de trânsito. Pintar de uma passadeira tem o custo material de uma lata de tinta branca, claro que tem que obedecer a requisitos técnicos e deve ser pintada por quem tem essa responsabilidade. Aliás DEVE ser colocada por quem a população elegeu para resolver estes problemas. Muito fez já quem alertou para uma situação de perigo. Acreditamos que todos preferimos prevenir que lamentar as situações de risco, muito em particular as que envolvem crianças. Pode ser que alguém se lembre deste processo e a passadeira seja colocada ainda esta semana, já vai tarde em relação ao começo do ano letivo, mas mais vale tarde que nunca.
Podem dizer-me que a Câmara está à espera de ter um número suficiente de passadeiras para pintar na zona ou que a tendência urbanística é para o desaparecimento das passadeiras, podem dizer-me o que quiserem... mas parece que a segurança das crianças da Ramada não vale um balde de tinta e com isso eu não me conformo!
Comments
Post a Comment