Escola Secundária da Ramada - Mais um passo em frente na inovação pedagógica!

 O ano lectivo de 2023-2024 vai começar com uma novidade no campo da inovação digital. A maior preocupação de um pai é o bem-estar dos seus filhos. Não é novidade para ninguém que o peso das mochilas tem um impacto muito negativo na saúde dos alunos, uma pressão constante de mais de duas dezenas de quilos sobre a coluna vertebral terá sempre consequências nefastas a curto ou a longo prazo! É essa a principal razão de ter recebido com alegria e entusiasmo a informação de que, para o 7.º e 10.º anos de escolaridade da Escola Secundária da Ramada os manuais serão todos digitais. Trata-se de um elevado investimento para que todos os alunos possam usufruir dos manuais digitais, livros de fichas e plataforma de conteúdos sem qualquer custo para as famílias. 

Os manuais digitais são um recurso fantástico que superam, em sentido prático e potencial pedagógico, em muito os seus exemplares em papel. Com um manual digital o aluno vê muito facilitadas as suas tarefas de estudo e pesquisa, bem como tem a possibilidade de organizar, relacionar e integrar os conteúdos das várias disciplinas num processo mais significativo de aprendizagem. O manual virtual e o banco de recursos permitem recolher imagens, excertos de textos e até apontamentos vídeo que facilmente podem ser integrados em trabalhos escritos ou apresentações orais, com a extraordinária vantagem dos conteúdos estarem cientificamente validados tanto na veracidade como na adequação à idade e nível de desenvolvimento do aluno. 

Para que possa usufruir em pleno destes manuais e materiais didáticos a escola fornece ao aluno um computador e um ponto individual de acesso à internet portáteis que podem ser usados na escola, em casa ou noutro lugar onde ele desenvolva as suas actividades escolares. Deve para isso, e com a máxima brevidade, o encarregado de educação dirigir-se à Escola Secundária da Ramada a fim de levantar o equipamento. De notar que ao ser tomada a decisão de abolir os manuais em papel, será obrigatório que o aluno tenha o equipamento e aceda aos seus manuais virtuais que lhe serão exigidos em sala de aula.

Estou consciente que esta é uma enorme mudança e pode não ser fácil a transição. Mas não será fácil para ninguém pelo que alunos, pais e professores precisarão de algum tempo de adaptação, claramente essa adaptação será mais difícil para pais e professores, porque os alunos adoram novidade e os manuais virtuais são francamente mais apelativos que os de papel. Esperemos de todos a boa vontade e o esforço conjunto para que este ano seja o sucesso que todos esperamos. Toda a gente quer um futuro em que a literacia digital seja uma competência universal, mas quando se dá um passo que pode ser arriscado, mas é um avanço significativo nesse sentido entra algum pessimismo. Dentro de um ano estaremos a fazer a avaliação desta medida. Inevitavelmente os exames nacionais passarão também a serem realizados on-line e quanto mais ambientados os alunos estiverem no momento da sua realização, menos se enervam e melhor será o seu resultado!


Comments

Popular posts from this blog

A Segurança das Crianças da Ramada Não Vale Um Balde de Tinta?

A quem pertence a parcela I do Jardim da Amoreira? O que vai lá ser construido e por quem?

Plano B - O Futuro do Jardim da Amoreira!