O Jardim da Amoreira vai ficar em Forma


Desenha-se uma boa notícia para o Jardim da Amoreira. Ao fim de quase dez anos um desejo antigo dos moradores começa a tornar-se realidade. Em 2012, dava a AMJA - Associação de Moradores do Jardim da Amoreira - os seus primeiros passos quando solicitou à Câmara Municipal de Odivelas três intervenções no bairro: 

- Colocação de equipamentos de lazer infantil espalhados pela urbanização

- Aumentar os pontos de recolha de lixos (ilhas ecológicas).

- Construção de equipamentos de Street Workout

Depois de muitos estudos e reuniões os resultados apareceram. 

Mas, em vez dos equipamentos espalhados pelos canteiros, os técnicos chegaram à conclusão que só era viável a instalação de um único parque infantil na Praça da República - as infraestruturas eram boas, mas os aparelhos em si deixavam muito a desejar tanto pela escassez como pela não adequação às faixas etárias que iriam frequentar o parque. No entanto foi muito usado, estimado e valorizado pela população. Mais tarde o presidente da CM, Hugo Martins, por iniciativa sua alargou o parque colocando os baloiços e a plataforma de balanço para crianças com mobilidade reduzida.

Os pontos de recolha de lixo foram duplicados, apesar de não serem os ideais - ideal seriam contentores debaixo do chão - foram uma enorme mais-valia para o bairro que crescia em população.

Foram instalados quatro equipamentos biossaudáveis na Rua Fernando Farinha, que rapidamente se percebeu serem de todo inadequados para o streetworkout falhando por muito o desejo da população, mas não foi isso que impediu a sua ampla utilização por pessoas de todas as idades até ao dia de hoje. 

Em 2015 nova proposta de Nuno Valverde, em parceria com a AMJA, apareceu no Orçamento Participativo (OP'15) da CM de Odivelas propondo a instalação de um set de equipamentos de street workout e fitness em cada freguesia do concelho. A resposta foi rejeitada na altura com a justificação que a CM já estava a planear instalar essas ilhas. Apareceram os equipamentos nas Colinas do Cruzeiro  - Parque Naide Gomes - mas o resto não passou de promessa. 

Hoje, 21 de Junho de 2022, começaram as obras para a instalação de equipamento de streetworkout na Praça da República. O Vereador do Desporto, Francisco Baptista - dando de novo testemunho do seu empreendedorismo prático e visão de um desporto para todos - cumpre um desejo antigo da população. 

Em 2020 Odivelas foi Cidade Europeia do Desporto, a CM de Odivelas esforçou-se em manter activa a população durante um ano de pandemia o que lhe valeu o reconhecimento Europeu pelo trabalho desenvolvido. Para uma cidade que não tem um estádio municipal, uma pista de atletismo ou espaços suficientes e adequados para a prática desportiva, muito bom tem sido o esforço humano dos técnicos, dirigentes e responsáveis pelo desporto do município de Odivelas. Parabéns! 


Mas continua a ser necessário um franco investimento em infraestruturas desportivas: melhor aproveitamento e recuperação dos recursos existentes e construção de equipamentos adequados à pratica desportiva federada, sobretudo ao nível do atletismo. 

O Jardim da Amoreira ganha assim mais uma estrutura desportiva ao serviço da população em geral, mas fica a lembrança que, para a Parcela A desta urbanização, está prometido um parque desportivo e de lazer que permita a prática de padel, ténis, ginástica de manutenção, um ringue de desportos com bola e um relvado com dimensões adequadas à pratica de futebol e rugby. Ainda todos temos presente a bela maquete que apresentava tudo isto, mas o terreno continua no mesmo estado de abandono. Podem dizer-me que as campanhas eleitorais são para prometer e que tudo o que não se fizer num mandato promete-se de novo para o próximo. Podem dizer-me, mas eu não me conformo!  


Comments

Popular posts from this blog

A Segurança das Crianças da Ramada Não Vale Um Balde de Tinta?

A quem pertence a parcela I do Jardim da Amoreira? O que vai lá ser construido e por quem?

Plano B - O Futuro do Jardim da Amoreira!