AMJA - Um projecto de cidadania activa que a Câmara Municipal de Odivelas não apoiou!


É com um profundo lamento e enorme tristeza que anunciamos o encerramento em definitivo do Espaço AMJA. A Associação de Moradores do Jardim da Amoreira (AMJA) é uma associação sem fins lucrativos que nasceu no Jardim da Amoreira - Ramada. Fundada a 22 de Outubro de 2012 tem sido sempre activa na melhoria das condições de vida da comunidade a que pertence. Foi também a primeira de uma nova geração de associações de moradores que têm por fim o urbanismo participativo e a cidadania activa em Odivelas a que se seguiram a Associação de Moradores das Colinas do Cruzeiro (AMCC) e a Associação de Moradores do Jardim da Radial (AMJR) e da embrionária Associação de Moradores do Casal de Chapim e Ribeirada.

Para um melhor serviço à comunidade, depois de várias tentativas, em 2016 a AMJA conseguiu finalmente arrendar um espaço na praça central da urbanização - uma loja na Praça da República com a função de oferecer aos associados e moradores um lugar ao pé de casa onde pudessem ser comunidade.

Por aquela loja passaram centenas de crianças e adultos em actividades tão diversas como aprender a tocar instrumentos musicais, teatro, ballet, HipHop, Dança Contemporânea, Sevilhanas, Flamengo, Artes Marciais, BTT, Futesal, Tai-Chi, Yoga, atletismo... Foi também um espaço disponível para workshops, festas, convívios e até casamentos. Não sendo uma opção barata, a direção sempre conseguiu manter o espaço cobrindo as despesas - água, luz e aluguer -  com o que se angariava nas actividades e na cedência de espaço. Nunca se falhou uma renda. 

 

Quando a pandemia CoVid-19 obrigou ao fecho de todos os espaços e ao total confinamento da população: foi obrigatório encerrar o espaço, as actividades e as cedências pararam assim como parou o retorno financeiro que mantinha o loja. Aqui agradecemos ao senhorio que compreendendo a situação nos deixou esperar por dias melhores. Mas o tempo passa e o regresso à normalidade tarda e deixa no ar a incerteza de não haver um fim à vista. 



A Câmara Municipal de Odivelas tem um programa de apoio ao Movimento Associativo (PAMO) ao qual a AMJA concorreu para receber a resposta que o Movimento Associativo de Moradores por si não é um movimento associativo que pudesse recorrer ao PAMO. Enquanto clubes que nem sede têm, nem rendas para pagar, receberam do erário municipal apoios na ordem de vários milhares de euros e até houve apoios extraordinários.  À AMJA nenhum apoio chegou. 


Um pequeno apoio que permitisse suportar a loja até Dezembro e confiar que por essa altura já houvesse abertura para o regresso à normalidade teria adiado esta situação. 


A total indiferença da Câmara Municipal de Odivelas para com esta associação levou alguns membros e moradores a encetar a criação de um Movimento de Cidadãos para denunciar o tratamento desigual para uma associação que se enquadra nos principios europeus de urbanismo participativo e cidadania activa.

A assimetria no tratamento dos movimentos cívicos - como são as associações de moradores - e dos clubes que mesmo sem actividade desportiva há vários anos continuam a ser apoiados para manter a actividade que não têm, revolta. 

Podem dizer-me que é de lei, é regulamentar e tem de ser mesmo assim e que as associações de moradores não tem interesse para os políticos... mas eu não me conformo!

 

 

Comments

  1. Infelizmente é o que temos. Dia 26 o povo tem o poder de mudar... se quiser.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

A Segurança das Crianças da Ramada Não Vale Um Balde de Tinta?

A quem pertence a parcela I do Jardim da Amoreira? O que vai lá ser construido e por quem?

Plano B - O Futuro do Jardim da Amoreira!