A Taça de Portugal 2018-2019 veio para Odivelas

Se de futebol se tratasse não faltariam títulos de jornais, entrevistas, reportagens e honrarias. É verdade, uma equipa de Odivelas, sediada no Bairro dos Bons Dias na freguesia da Ramada, venceu no dia 2 de Junho a Taça de Portugal na modalidade de Corfebol. Não sendo o único desporto a ser menos divulgado que o que merece, o Corfebol tem algumas características que o tornam especial. É um desporto de bola ao cesto, mas as equipas são mistas compostas por oito elementos sendo quatro atletas masculinos e quatro femininos. Numa altura em que tanto se fala da igualdade de género um desporto que não divide os seus campeonatos pelo género devia ser mais acarinhado!
Num ano particularmente proveitoso a equipa do Grupo Desportivo dos Bons Dias para além da conquista da Taça de Portugal, foi ainda vice-campeã no Nacional de Seniores e arrecadou títulos nas camadas mais jovens.
Num concelho que será Cidade Europeia do Desporto em 2020 há que louvar e apoiar todos os que se põem ao serviço da população por meio do desporto, em particular o desporto federado que vai sobrevivendo com muitas dificuldades mas muito amor. Se sem grande apoio estas equipas conseguem feitos nacionais e vêem os seus atletas serem chamados às selecções nacionais da modalidade nos diferentes escalões, o que não seria com mais apoio? Não só autárquico e institucional, mas dos adeptos, daqueles que morando ou trabalhando no conselho são fundamentais para este processo - tanto como adeptos como praticantes.
O Corfebol do Grupo Desportivo dos Bons Dias foi recebido pela Junta da União de Freguesias de Ramada e Caneças, onde apresentaram a Taça de Portugal que conquistaram, também foi unanimemente votada em Assembleia de Freguesia um voto de congratulações pelos resultados e pelo trabalho desenvolvido. Já foi muito o que se fez, mas há ainda muito mais por fazer por esta modalidade.
Podem dizer-me que o futebol é o desporto-rei, mas para a população em geral a oportunidade de ser um atleta de topo e sobretudo de se superar a si próprio, está nestas modalidades. Podem dizer-me que o futebol mexe mais dinheiro, o que é verdade - mas nem sempre pelas melhores razões. A justiça desportiva e o fair-play começam e acabam no amor ao desporto e não ao negócio. Podem fazer o que quiserem para investir no futebol, mas não fazer mais por estas modalidades... eu não me conformo!
Comments
Post a Comment