Plateia - Mostra de Teatro do Concelho de Loures

Guilherme Quintanilho e Palloma de Oliveira, "O menino que queria ir à Lua", Associação Teatro a Descoberto da Sociedade Recreativa e Musical 1º de Agosto Santa Iriense.
Plateia - Mostra de Teatro de Loures - Outubro de 2016




Acredito que é no teatro, sobretudo no teatro local amador ou não, que reside o futuro da diversidade cultural que há séculos nos caracteriza. Termos, conceitos, assuntos ou valores que foram construidos e preservados pelas comunidades, que são património,  correm hoje o eminente risco de se perderem abafados por uma cultura televisiva cada vez mais pobre. A televisão oferece mais do mesmo na produção nacional, imitações fracas das telenovelas brasileiras - algo conseguidas - os das séries americanas, inglesas os alemãs - muito pouco conseguidas.
Ao abrir esta mostra com um espaço de reflexão e crítica sobre o papel social do teatro a CM Loures arrisca-se a revitalizar o veículo privilegiado de encontro comunitário. Os departamentos de cultura podem não ter o orçamento que é dado para o desporto - sobretudo o futebol - mas isso não pode servir de desculpa para que não se incentive o teatro local. Podem até dizer que não há dinheiro para isto, mas desde que haja vontade tudo se faz, com a inércia é que eu não me conformo!  

Comments

Popular posts from this blog

A Segurança das Crianças da Ramada Não Vale Um Balde de Tinta?

A quem pertence a parcela I do Jardim da Amoreira? O que vai lá ser construido e por quem?

Plano B - O Futuro do Jardim da Amoreira!